Arquivos do Blog

Nota

Você já parou para pensar qual seria a importância em receber uma educação multilinguística? Historicamente falando, essa educação era vista como prejudicial para o desenvolvimento mental da criança. No entanto com o surgimento de novas pesquisa, somando-se com o aparecimento de novos recursos, assim como um melhor entendimento sobre as questões culturais, socais, econômicas e metodológicas. Muitos pesquisadores   afirmam que falar duas ou mais línguas, é quase como “possuir” dois cérebros independentes.

No site Gazeta Brazilian News foi publicado uma reportagem que  falar duas línguas pode ter efeito profundo no modo como pensamos . Confira a matéria aqui.

Bilinguismo: duas mentes?

Nota

Compreender os efeitos do bilinguismo sobre a cognição do indivíduo tem sido o interesse de muitos pesquisadores, porém esta não é uma tarefa simples.

Existe um grande número de pesquisas com diferentes abordagens teóricas e metodológicas sobre essa correlação. Diante desta diversidade pesquisadores acreditam que a longo prazo, crianças multilíngues podem desenvolver a capacidade de pensar de forma mais flexível, não só com as palavras, mas em diversas áreas.

Leia a reportagem completa (em alemão)  no link

Os benefícios em ter um cérebro (multi)lingue

Nota

Segundo uma reportagem no site da DW – Bilinguale Kinder lernen nicht langsamer – (Crianças Bilíngues não aprendem devagar)  apesar da aprendizagem de dois ou mais idiomas ser mais lenta, as  crianças compreendem perfeitamente a estrutura de cada língua. O importante é que os pais estejam cientes de que o desenvolvimento linguístico requer mais atenção e paciência durante esse processo de aprendizagem.

A reportagem completa (em alemão) aqui

Crianças Bilíngues não aprendem devagar

Nota

Segundo os especialistas falar mais de um idioma além de aumentar o desenvolvimento cognitivo das pessoas,  o bilinguismo deixa as pessoas mais inteligentes. Tal afirmação pode ser comprovada através dos  estudos e dos  testes realizados pelos especialistas no assunto. No The New York Times, um dos jornais mais importantes do mundo, esse assunto foi  tema de reportagem na última semana. Para conferir o texto completo (em inglês), clique aqui

Pessoas bilíngues são realmente mais inteligentes?!